top of page

Quando buscar ajuda?

  • Foto del escritor: Natasha Perim
    Natasha Perim
  • 14 nov 2024
  • 2 Min. de lectura

Actualizado: 26 nov 2024

As ideias de que "ir ao psicólogo é coisa de maluco" ou “terapia é mesa de bar com amigos” são ultrapassadas e limitadas. A verdade é que buscamos ajuda psicológica quando algo não vai bem, e as razões para procurar psicoterapia variam muito.


sofrimento e as dificuldades são inerentes à vida. Em alguns momentos, porém, o sofrimento excede uma normalidade e passa a ser um impasse, um obstáculo que inviabiliza sonhos, projetos ou relacionamentos.


​Às vezes, é quando enfrentamos situações que vão além do que podemos lidar e precisamos de novas saídas. Outras vezes, é quando sentimos que o sofrimento beira o insuportável. O desejo de iniciar uma psicoterapia também pode partir do reconhecimento de que há algo na maneira como conduzimos nossas vidas que não serve mais e torna-se incômodo. É quando percebemos, por exemplo, que apesar de nossos esforços, retornamos sempre a um mesmo desfecho indesejável, ou quando nos deparamos com certos "jeitos" nossos que sempre estiveram ali, mas já não suportamos as limitações que nos impõem. Em alguns casos, o desejo de iniciar a psicoterapia vem porque sentimos uma angústia que nem mesmo conseguimos identificar de onde vem.


Não conseguir fazer algo que gostaria muito, ou repetir sempre algo que não gostaria de fazer remetem à questões inconscientes das quais não temos o controle e um processo de psicoterapia psicanalítica pode trazer mudanças significativas na vida das pessoas. Longe de ensinar ou de opinar como se comportar, o tratamento psicanalítico oferece a oportunidade de que o sujeito fale e se escute. A psicanálise trabalha com a palavra na via de possibilitar que cada um possa inventar novas maneiras menos sofridas e mais criativas de lidar com isso que assola.

 
 
bottom of page